MUNDO política
 
 ESPECIAL UE-BRASIL

05/JUL/2007

 

União Européia quer concluir acordo com Mercosul até 2009

Mundo Lusíada
Com Lusa

EU2007.PT

Peter Mandelson, comissário europeu para Comércio, disse que o “objetivo firme” de acordo comercial entre a UE e o Mercosul, poderá estar concluído durante o seu mandato, que se encerra em 2009. "O acordo do Mercosul viria cimentar e complementar o resultado bem sucedido das negociações tarifárias em curso e é importante para cimentar o mercado interno do Mercosul e criar acesso privilegiado aos nossos respectivos mercados para as nossas empresas".

Doha
O representante da UE disse nesta quarta a empresários brasileiros que o resultado das negociações sobre a liberalização do comércio mundial são "cruciais" para o Brasil. As negociações da Rodada de Doha fizeram com que o processo de associação tenha sido lento, mas a expectativa, segundo Mandelson, é que possa haver um acordo "nas próximas semanas e nos próximos meses".


"Os resultados são cruciais para vocês no Brasil. Na ausência de um acordo na Organização Mundial do Comércio, os seus parceiros comerciais vão procurar erguer barreiras contra economias emergentes em rápido crescimento como a sua", disse Mandelson, na presença do ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

ÍNDICE POLÍTICA

LEIA TAMBÉM >>

Publicação conjunta traz agenda do futuro e solidariedade

»

Iniciada a Parceria Estratégica entre Brasil e UE

»

Em 2008, conferência internacional de biocombustível acontece no RJ

»

Portugal preside a União Européia

»

Presidência Portuguesa da UE apresentada ao Mercosul

»

Embaixada cria programação de eventos na Presidência Portuguesa da UE

»

Parceria estratégica com União Européia é positiva para Brasil

»

UE pede “sinal forte” do G8 contra aquecimento global

»

Semana do Meio Ambiente: O que eu posso fazer?

»

Líderes dos 27 avançam para novo Tratado com Portugal na rota
»

Líderes dos 27 comemoram 50 anos da UE e tentam relançar a Europa
»
UE/50 anos: Cavaco Silva fez debate à porta fechada sobre Europa
»
Durão Barroso adverte que "o tamanho conta" na era da globalização
»

Reestruturação consular aprovada em Portugal
»
Encerramentos na Espanha, França e Brasil são preocupantes, diz PSD
»
Em Paris, milhares de portugueses protestam nas ruas


© 2006 Jornal Mundo Lusíada - O melhor veículo de comunicação da Comunidade Luso-Brasileira.
Todos os direitos reservados. Reprodução com citação da fonte.
© 2006 RVR Publicidade - www.rvrpublicidade.com.br