SERVIÇOS >> EDITORIAIS / COLUNAS

 

 
 

Artigo Luso-Descendente » Adriano Costa Filho

Características luso-brasileiras

Geralmente em qualquer país do mundo, as pessoas são conhecidas pelos seus nomes originais, o que não ocorre no Brasil e em Portugal, uma vez que, muitas vezes os nomes ou sobrenomes são deixados de lado e os cidadãos são conhecidos pelas alcunhas ou apelidos.

Podemos citar o que significam as quatro palavras do título desta crônica: Nome: palavra que designa pessoa, animal ou coisa, denominação, qualificação, título, nomeada.

Sobrenome: nome que segue ao batismo do nome; Alcunha: cognome por que se designa alguém, quase sempre derivado de uma particularidade, física ou moral, e muito usada em Portugal; Apelido: cognome, designação especial de alguma coisa, sobrenome de família, no Brasil usado como alcunha e em Portugal como sobrenome.

Muitas e muitas vezes nós nem sabemos o nome da pessoa com quem falamos, mas pela alcunha ou apelido, e as vezes ficamos surpresos com o nome original da pessoa. Essas características são amplas, tanto na vida pessoal, como no trabalho, nos esportes e principalmente nos jornais e na mídia em geral.

Quando estive em Portugal, e fui visitar a terra de minha mãe, Rio Frio/Bragança, perguntava às pessoas se conheciam o meu avô Manoel Alipio Annes, ninguém sabia. Mas quando lhes disse que era o tio Listras, todos o conheceram, bem como os descendentes, os Listras, e tiveram esse apelido porque andava com camisa listrada.

Depois fui a Carção/Vimioso, terra de meu pai, da mesma maneira ninguém conheceu o meu avô Francisco Manoel da Costa, mas pela alcunha Marnóia todos conheciam e aos descendentes também. E lá me disseram que sempre as pessoas eram conhecidas pelas alcunhas. O meu avô porque a alcunha era antiga, e minha tia, a tia Vermelha, porque o seu cabelo era meio vermelho, e assim por diante.

No Brasil é impressionante essa característica, quase não existe alguém que não tenha um apelido, e nos esportes é impressionante. Nos outros países da América do Sul os jogadores são conhecidos pelo seu nome original, mas no Brasil dificilmente alguém é conhecido pelo seu nome, é só verificarmos pelos clubes profissionais: Cafú, Pelé, Zico, Ditão, Love, Piá, Viola, Cuca, Batata, Capixaba, Fininho, Abuda, Magrão, Baiano, Betão, e um número interminável de apelidos, bem como de diminutivos de nomes.

Em Portugal, à exceção de pequeníssima percentagem, todas pessoas tinham e têm a sua alcunha e na maior parte as pessoas respondem pela alcunha e em muitos casos servem para identificar as pessoas em geral, o que ocorre também no Brasil pelos seus apelidos.

A seguir vamos dar algumas alcunhas características de Portugal:

Andaleve, arrobas, beiças, badachas, caixetas, candangas, chagas, degues, dégas, esfarrapas, farelas, gaiteiro, girigotas, garrafinhas, mascate, mateiro, mocho, orelhas, padreco, pencas, quadrado, rachado, remicho, sardinheiro, tretas, vitegas, etc.

Todas as alcunhas eram dadas por hereditariedade, palavras deturpadas ou mal pronunciadas, por linguagem, por desempenho, por uma representação cênica, ou por vários outros motivos, e aí então temos nomes alcunhas engraçadas, como: Chico andaleve, o Chico tretas, tia rachada, e aí por afora. No Brasil, os apelidos geralmente são por coisas adquiridas por brincadeiras de amiguinhos como: Zé barata, Zé das tetas, formigão, manelão, currupira, malhado e outros inúmeros apelidos engraçados.

Por aí vemos que, tanto portugueses como brasileiros, são donos dessas características de humor, porque não acontece em outros países, ou muito raramente acontecem, e é uma demonstração de que, nós brasileiros e portugueses, temos enraizados em nossa mente, a beleza incontestável do humor, da brincadeira, e da aceitação da alcunha ou do apelido.

Adriano A. da Costa Filho

Diretor Administrativo da Federação Paulista de Tênis

Conselheiro Vitalício do São Paulo F.C.

Membro da Casa do Poeta de São Paulo

Membro do Movimento Poético Nacional

Honra Meritória, da Soberana Ordem Internacional do Mérito Desportivo

» Artigos

» Editoriais / Colunas

» Espaço Leitor

» Agenda


© 2006 Jornal Mundo Lusíada - O melhor veículo de comunicação da Comunidade Luso-Brasileira.
Todos os direitos reservados. Reprodução com citação da fonte.
© 2006 RVR Publicidade - www.rvrpublicidade.com.br