>> OPINIÃO ARTIGOS

 

 

AUMENTAR FONTE

F

F

F

F

Por Hélio Bernardo Lopes


Quinta-feira | 10 ABR 08

“O Mundial de 2018”

Só agora, já com muito tempo passado sobre as palavras do Presidente Cavaco Silva a propósito da realização em Portugal do Mundial de Futebol de 2018, me é possível abordar o tema, porque o dia a dia da nossa vida político-social não pára de nos trazer sucessivos casos políticos.

O Presidente da República, de um modo que eu nunca poderia ter imaginado, veio levantar a questão da afetação dos gastos num tal empreendimento, comparando-os com os necessários à realização de outras iniciativas sociais mais importantes e prementes.

A uma primeira vista, uma tal tomada de posição colhe sempre o apoio da população, mas a grande e evidente verdade é que a resolução dos nossos principais e prementes problemas sociais em muitíssimo pouco se vê afetada pela realização de uma tal efeméride no nosso País.

Em contrapartida, uma tal realização projetaria ainda mais o nome e a imagem de Portugal pelas sete partidas do Mundo, para lá do fato de estar o nosso País hoje em condições de realizar, e de um modo muito exemplar, uma tal iniciativa.

O que não me causou estranheza foi a tomada de posição de Laurentino Dias, de imediato secundando a tomada de posição do Presidente Cavaco Silva, sem minimamente ser capaz de assumir que Portugal dispõe já hoje das infraestruturas e da experiência em realizações deste tipo.

E eu vou mesmo mais longe: a marginalização a que o interior do País foi sujeito no Euro 2004, justifica hoje, de um modo cabal, que se promova na região centro-interior de Portugal um outro complexo desportivo, mas integrado numa urbanização mais vasta e num plano integrado de desenvolvimento de um pólo que seja aglutinador de um progresso sustentado para esse interior hoje desertificado.

Custou-me, pois, assistir à tomada de posição do Presidente da República, logo secundado pela do Secretário de Estado dos Desportos, que se recusaram a aproveitar uma oportunidade que não está ao alcance de todos os países e num domínio onde Portugal até conseguiu criar renome e tradições referentes.

E agora pergunto eu ao meu caro leitor: acha que daqui até 2018 os nossos problemas seriam os derivados da realização em Portugal do Mundial de Futebol? Claro que não!

Hélio Bernardo Lopes

De Portugal


ARTIGOS DO AUTOR

10/04/08 "O Mundial de 2018"

30/03/08 "Trinta e Quatro Anos!"

25/01/08 "Caso BCP: Um pouco de reflexão"

24/01/08 "FARC: O Triunfo da Boa Vontade"

20/01/08 "Doa a Quem Doer!"


 

© 2003-2008 Jornal Mundo Lusíada - Todos os direitos reservados.

Artigos assinados não exprimem propriamente a opinião do Mundo Lusíada Online.
Colunas e textos de opinião com assinatura são de responsabilidade de seus autores.