SERVIÇOS >> ARTIGOS

 

Comente este artigo.

» Artigos do Autor

22/JUN/2007

» O Governo Contradiz o Presidente da República

14/JUN/2007

» Um exemplo de sociedade plural viva

12/JUN/2007

» 10 de Junho na Tradição do “Colonialismo”

07/JUN/2007

» A Cimeira do Grupo dos Oito

06/JUN/2007

» Doação de Órgãos

25/MAI/2007

» Maria – Maio – Fátima

22/MAI/2007

» Portugal a Caminho do Absurdistão?

16/MAI/2007

» Dia da mãe

09/MAI/2007

» Tensão entre Razão e Fé

25/ABR/2007

» Europa Indiferente logo Decadente

18/ABR/2007

» Papa Bento XVI

11/ABR/2007

» A Cruzada Socialista em Portugal

08/ABR/2007

» A História está de regresso

03/ABR/2007

» Modelos de interpretação da cruz / paixão

02/ABR/2007

» Salazar e Cunhal no mesmo Panelão

26/MAR/2007

» Ecologia e Família

14/MAR/2007

» Maria: a deusa secreta do Cristianismo

13/MAR/2007

» Energia Ecológica - Um desafio a Portugal

02/MAR/2007

» Incesto – dois irmãos juntam-se e geram quatro filhos

» Europa Central Europeíza os problemas Migrantes e Imigrantes na Espanha

21/FEV/2007

» À vida desregrada segue a penitência

16/FEV/2007

» O referendo abortou e os políticos também

 
 

Artigo » António da Cunha Duarte Justo

18/ABR/2007


Religião

Papa Bento XVI

16 de Abril, dia dia em que o Papa faz oitenta anos foi publicado o seu livro “Jesus de Nazaré” com uma tiragem de 250.000 exemplares. O Pontífice quer mostrar, na sua nova obra, que os evangelhos descrevem Jesus de maneira inequívoca como filho de Deus.


Na continuação do agir do papa predecessor, Bento XVI acentua a fé. Procura dar orientação em tempos de grande mudança como mostra na sua encíclica “Deus é amor.” Ele mantém-se fiel ao seu conservadorismo não correspondendo ainda a muitas esperanças postas nele.


Apesar disso os juízos e preconceitos têm diminuído de intensidade. Ele afirma-se como um pai conseqüente.


Na Alemanha já se nota maior interesse pelo cristianismo ocupando este, na consciência de muitos, o lugar duma religião de vanguarda. Conseguiu chamar a atenção para o núcleo da Boa Nova cristã: o amor e a fé. Ele que queria passar os últimos anos da sua vida como cientista escrevendo livros em sossego permanece um homem da doutrina, na continuidade do seu livro publicado em 1968 com o título “introdução ao cristianismo”, uma obra modelo.

 

A igreja precisa urgentemente de reformas interiores. Estas têm de partir duma base mais confiante e menos rotineira, recado que o Papa deixou na sua primeira encíclica. Seria uma infidelidade ao Cristianismo continuar a crer que bastaria o recurso a reestruturações paroquiais para precaver a falta de padres. O espírito de “Deus é amor” contradiz aquela atitude em voga.

 

Da reação emotiva do mundo árabe à sua lição científica de Ratisbona o Papa aprendeu que o seu cargo mais que científico é político. Soube manter-se firme sem desculpas, apesar da praxis hesitante dos que se orientam apenas pelo politicamente correto, encorajando os cientistas a não abdicarem perante o medo. Ele tem sido um exemplo de coragem e empenho também para a política.


António da Cunha Duarte Justo

» Artigos

» Editoriais / Colunas

» Espaço Leitor

» Agenda


© 2006 Jornal Mundo Lusíada - O melhor veículo de comunicação da Comunidade Luso-Brasileira.
Artigos assinados não exprimem propriamente a opinião do jornal Mundo Lusíada.

Colunas e textos de opinião com assinatura são de responsabilidade de seus autores.