SERVIÇOS >> ARTIGOS

 

Comente este artigo.

» Artigos do Autor

03/ABR/2007

» O Encerramento do Consulado de Santos: Uma agressão a uma comunidade das mais importantes e significativas

21/FEV/2006

» Homenagem à Portugal e à Lusofonia

13/FEV/2006

» Reestruturação Consular: Desejada ou Odiada?

03/FEV/2006

» Portugal e o Desmatamento no Brasil

07/JAN/2006

» O Natal da minha infância

06/DEZ/2006

» Estado espanhol concede o direito à nacionalidade espanhola aos netos de seus emigrantes

01/DEZ/2006

» Alcides Martins: um exemplo comunitário

16/NOV/2006

» A visita do Presidente Internacional e o futuro do Elos Clube

17/OUT/2006

» A minha visão sobre Salazar

16/OUT/2006

» 20 Anos de adesão de Portugal à União Européia

05/OUT/2006

» O Bem e o Mal... E Portugal?

29/AGO/2006

» Os efeitos tributários no futuro das Associações beneficentes e filantrópicas no Brasil

21/AGO/2006

» Ainda a visita do 1º Ministro José Sócrates ao Brasil

14/AGO/2006

» O que precisamos saber:
Quem somos, quantos somos e onde estamos?

 
 

Artigo » Eduardo Neves Moreira

06/DEZ/2006

Esta é uma bofetada nos políticos portugueses

Estado espanhol concede o direito à nacionalidade espanhola aos netos de seus emigrantes

"O Congresso espanhol votou por unânimidade, neste dia 30/11/2006, para que os netos de seus emigrantes obtenham a nacionalidade espanhola


O Plenário do Congresso dos Deputados da Espanha, acaba de aprovar ontem, por unanimidade, o Estatuto da Cidadania Espanhola no Exterior, que obrigará a modificar o Código Civil para que os netos dos emigrantes possam solicitar a aquisição da nacionalidade espanhola. A nova norma, conhecida popularmente como o Estatuto dos Emigrantes, atinge um colectivo de cerca de um milhão e meio de pessoas e seus descendentes, a maioria dos quais são de origem galega.

A possibilidade de que a terceira geração da emigração, aquela cujos pais não tenham nascido na Espanha, possa solicitar a nacionalidade foi a pedra angular do debate em torno do novo estatuto e acompanha um ponto de vista que já faz parte do ordenamento jurídico dos países do entorno espanhol, como Portugal e Itália.

Os emigrantes e os cidadãos espanhóis que residem no exterior, verão a partir de agora reconhecidos seus direitos civis e sociais e gozarão do mesmo reconhecimento dos que têm seu domicílio dentro das fronteiras espanholas. Entre outras coisas, o novo estatuto coordena a acção exterior da administração central com a que habitualmente levam a cabo as comunidades espanholas autónomas, com o fim de evitar duplicidades.

A norma se refere também às eleições e prevê o reforço do apoio dos consulados para que os residentes no exterior possam, se o desejam, enviar o seu voto através uma urna e não por correio. Com o mesmo objectivo de garantir a limpesa nos mecanismo de sufrágio a partir do estrangeiro, o estatuto estabelece a atualização automática do censo de residentes no exterior."

E agora, senhores Deputados da Assembleia da República Portuguesa? O que os senhores têm para nos dizer, quando aprovaram a alteração do projecto original, através da iniciativa do governo socialista que, criou uma indesejada discriminação entre os netos de portugueses?

A Espanha está a nos dar um vivo exemplo de como considerar e respeitar os direitos e a cidadania dos seus emigrantes e seus descendentes. O meu projecto de lei está aí mesmo à disposição de quem quiser fazer justiça para com os luso-descendentes. Basta ter um pouco de boa vontade para se acabar, de uma vez por todas, com a injustiça que se está a fazer com a emigração portuguesa, prejudicando o futuro de país e criando um sério obstáculo para a integração de todos os portugueses.


Eduardo Neves Moreira
Ex-Presidente do Conselho Mundial das Comunidades Portuguesas

» Artigos

» Editoriais / Colunas

» Espaço Leitor

» Agenda


© 2006 Jornal Mundo Lusíada - O melhor veículo de comunicação da Comunidade Luso-Brasileira.
Todos os direitos reservados. Reprodução com citação da fonte.
© 2006 RVR Publicidade - www.rvrpublicidade.com.br